(19) 9 9200-5515

NO AR

No Sertão do Meu Senhor

Com Pe. Edmilson Silva

Mundo

Desenvolvimento Sustentável pós covid-19

Publicada em 11/06/20 às 21:32h - 391 visualizações

por Ricardo Isaac


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Magnificat FM)

A comunidade científica internacional, notadamente da área ambiental, prevê que o aquecimento global e as mudanças climáticas poderão ter impactos ambientais, econômicos e sociais numa escala ainda maior que a própria pandemia de covid-19 ou as guerras. O fato é que a atual pandemia tem provocado grande recessão econômica em escala mundial. As nações sempre buscaram o desenvolvimento, mas diante da escassez de recursos naturais, um adjetivo foi acrescentado: sustentável. Desenvolvimento não pode ser simplesmente traduzido por “crescimento”. Assim, os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para vigorar desde 2016 tendo como meta o ano de 2030. Mas no meio desse caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho do desenvolvimento e o nome dela é “pandemia”. Pandemia de covid-19. Embora haja no ar sinais de um movimento de isolamento e uma “desglobalização” e governantes de países como Estados Unidos e, de carona, o Brasil, tenham atacado e culpado organismos internacionais de cooperação entre os povos como a Organização Mundial da Saúde pela pandemia, a recuperação econômica Pós-COVID, não poderá ser individualizada. Simplesmente porque países, povos e nações estão todos no mesmo barco, o Planeta Terra.

Nesse contexto, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas certamente ganharão importância ainda maior. Mas o que são, afinal, esses objetivos? Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se constituem num chamado universal das Nações Unidas para ação conjunta contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Alcançar os ODS requer a parceria de governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos comuns para garantir um planeta melhor para as futuras gerações.

Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 4 são considerados por especialistas como vitais para recuperação pós covid-19. O ODS-13 “ação contra a mudança global do clima”, com a migração de uma economia a base de carbono para o uso de fontes renováveis de energia; O ODS-15 “vida sobre a Terra”, com a preservação da biodiversidade, dos habitats naturais, inclusive florestas; O ODS-14, “vida debaixo d’água”, com a preservação e recuperação de ambientes naturais marinhos, costeiros e de água doce, essenciais para produção de alimentos e medicamentos, inclusive antivirais; e o ODS-12, “consumo e produção responsáveis”, em que se valoriza, por exemplo, o home office e a produção local. Sobre este último, à medida que as pessoas retornarem ao trabalho e as escolas reabrirem, algumas dessas mudanças positivas poderão ser mantidas. Afinal, todos aprenderam por força das circunstâncias modos alternativos de trabalhar, estudar e consumir em uma escala tal que pode ser parte fundamental da resposta para o problema da sustentabilidade da vida no planeta.

A atual crise sanitária e econômica, de fato, se bem aproveitada, ao invés de impedir ou retardar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pode, paradoxalmente, causar a sua aceleração. Em toda crise há uma oportunidade escondida. É preciso ter olhos para ver. E crescer.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








TORNE-SE NOSSO SÓCIO CONTRIBUINTE LIGUE

(19) 3452-3731

Visitas: 259569
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Radio Magnificat FM
Converse conosco pelo Whatsapp!