Com o valor de R$ 130 milhões, a Prefeitura de Limeira e a Caixa Econômica Federal assinaram ontem (16) o contrato do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). É o quarto financiamento da gestão Mario Botion, que anunciou a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Aeroporto e no Parque Hipólito, e de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Geada e no Santa Eulália, com os recursos.
A reportagem da Rádio Magnificat acompanhou a assinatura do contrato, que ocorreu na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, onde a prefeitura implantará um boulevard, com pista de caminhada, brinquedos e academia ao ar livre, conforme informou Botion. Trecho da via também será duplicado. “É um pacote de obras intenso em vários segmentos, boa parte em mobilidade, educação e saúde”, descreveu o prefeito.
Segundo ele, a licitação para as obras da Lauro Corrêa deve sair ainda em 2023. As duas UPAs estão com processo avançado e as obras das UBSs também devem ser licitadas neste ano. “As demais entrarão no cronograma, conforme os projetos sejam finalizados. Temos convicção de que até março do ano que vem todas as obras estarão com processo em andamento e muitas delas já em execução”, afirmou Botion à reportagem.
O financiamento junto à Caixa Econômica foi aprovado pela Câmara Municipal e também pelo Governo Federal. “O recurso liberado será usado para trazer cidadania, que é o nosso objetivo enquanto Caixa Econômica. Poucos projetos como esse são construídos no país. Parabéns à Prefeitura de Limeira. São obras importantes para a população”, destacou a superintendente da Caixa, Dulce Silvério.
Outras obras
O prefeito Mario Botion citou que a duplicação do trecho da Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva será entre o Jardim Lago Azul e o Cond. Estância Eldorado e o Palmeira Real. “Com esse recurso, também faremos melhorias viárias na Ponte Preta, construiremos duas piscinas e a nova sede do Cema, reformaremos o Centro do Idoso e vamos dar sequência à reforma do Centro Comunitário do Jardim Glória”, descreveu.
Também estão previstas interligações viárias entre o Jardim São Luiz e o Jardim São Pedro, entre o Jardim Novo Horizonte e o Jardim José Cortez, e entre o Parque Hipólito e o Jardim Boa Esperança. A reforma dos centros infantis Caroline Pardo Campos Freire e Murilo Lemos Mendes da Silva também estão relacionadas no cronograma de obras do financiamento, que totaliza cerca de 40 intervenções.
Presenças
Participaram da assinatura, a presidente do Fundo Social, Roberta e Botion, o deputado federal Miguel Lombardi, os vereadores Elias Barbosa, Lemão da Jeová Rafá, Lu Bogo, Jorge de Freitas e Waguinho da Santa Luzia, além de secretários municipais. Da Caixa, compareceram o superintendente executivo, Eliseu Moda, a coordenadora Léia Ferreira, o gerente Rosevelto Cardoso, e o supervisor Erick Moura.