(19) 9 9200-5515

NO AR

Radio Magnificat FM

magnificatfm.com.br

Educação

Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é garantir que nosso corpo receba todos os nutrientes de que necessita por meio da ingestão de alimentos de qualidade.

Publicada em 06/06/24 às 08:41h - 14 visualizações

por Radio Magnificat FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Alimentos saudáveis  (Foto: Radio Magnificat FM)

Alimentação saudável

O que acontece no seu corpo ao trocar alimentos refinados por integrais?

A lógica por trás das orientações contidas no Guia Alimentar da População Brasileira —que sugere dar preferência a alimentos naturais e minimamente processados— é que a boa nutrição é fundamental para cada célula do seu corpo.

 Quanto mais você coloca itens desse tipo no seu prato, maior é a disponibilidade de nutrientes capazes de garantir o bom funcionamento do organismo, dos órgãos e do metabolismo.

Quando os refinados imperam no seu cardápio, há menor consumo de vitaminas, minerais e fibras, e excessos desse tipo têm sido associados a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como enfermidades do coração, AVC (acidente vascular cerebral), câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Uma alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação. Além disso, o Ministério da Saúde salienta que não basta apenas ter cuidado com os alimentos para ter-se uma alimentação saudável, é imprescindível também se alimentar em locais adequados e dedicar um tempo para fazer do ato de comer um momento de prazer.

O que é uma alimentação saudável?

Alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso corpo, como carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas. Muitas pessoas acreditam que os carboidratos e lipídios são vilões quando o assunto é uma alimentação adequada, entretanto os carboidratos são uma importante fonte de energia para o nosso corpo, e os lipídios atuam, entre outras funções, na formação de certos hormônios, na proteção contrachoques mecânicos e no transporte de vitaminas.

A chave para ter uma alimentação saudável é o equilíbrio. Não podemos excluir nenhum dos nutrientes da nossa alimentação, mas devemos estar atentos à quantidade que estamos ingerindo de cada um deles. 

Atenção! Não há como compensar a falta de um nutriente ingerindo outro em grande quantidade.

Rotina e equilíbrio!

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/alimentacao-saudavel.htm





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








TORNE-SE NOSSO SÓCIO CONTRIBUINTE LIGUE

(19) 3452-3731

Visitas: 273567
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Radio Magnificat FM
Converse conosco pelo Whatsapp!