Reflexão do dia: Evangelho Mateus 12, 46-50 – 16 de Julho

Mais uma armação dos Fariseus…..

 

A “Fariseusada” estava doida com Jesus, que falava a Verdade sem ter o rabo preso com qualquer sistema religioso ou econômico, anunciava a Justiça do Reino e denunciava a Injustiça dos Homens. Era preciso fazer aquele homem calar a boca e então foram procurar sua Mãe e seus irmãos, isso é, seus primos e demais parentes, e dá até para imaginar o “jeitinho” com que falaram com eles “Olha, nos queremos o bem daquele seu parente chamado Jesus de Nazaré, mas ele deve estar louco porque está falando contra a Lei de Moisés e é perigoso algo de ruim acontecer com ele, vão lá agora, e tragam-no embora para casa, pois os Chefes já estão “Por aqui” com ele….

Mas quem disse que Jesus iria cair em uma armadilha daquela, ou que iria se intimidar diante dos Fariseus?

Ao contrário, aproveitou a ocasião para dizer a todos o que é mais importante nessa vida, Fazer a Vontade do Pai que está nos céus,que está acima de qualquer lei ou norma, mesmo religiosa. Uma observação muito importante, não sabemos se essa MÃE a que o texto se refere, era realmente Maria, ou se tratava da Matriarca da Família, uma mulher mais idosa, que passava por MÃE de todos.

De qualquer modo, Jesus estabelece com a comunidade, laços mais fortes que os de Família, onde, quem ouvir a sua palavra e se fazer seguidor dela, lhe será tão íntimo como a Mãe e os irmãos. Uma relação de amor é a base de toda Vontade de Deus.

Os parentes de Jesus tiveram de voltar para casa sem ele, quanto aos Fariseus, devem ter sentido o ódio e a rejeição por ele, crescer ainda mais.

Fazer a Vontade de Deus não é coisa fácil, mas o Cristão discípulo de Jesus, não terá outra escolha, se quiser fazer parte dos seguidores de Jesus, ou então, que bata em retirada e volte para casa sem a companhia de Jesus, como fizeram aqueles seus parentes…..

Leave a comment

Adicione seu comentario abaixo, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Your email is never shared. Required fields are marked *

*